Um Domingo a trabalhar

11 Maio 2014

Um Domingo a trabalhar

Um domingo de trabalho para todos. As pessoas juntaram-se para dar uma mão na construção dos marcadores ARGOS desenvolvidos na FEUP, com adição de um cabo. Da esquerda: Filipe, Renato, Jorge Fontes, Nuno, João, Fortuna e Ana Couto.
Lara a queimar o fio com o comprimento correcto.
Ana a montar os fios nos marcadores ARGOS.
Marcadores montados, numerados e contados na mesa da quinta junto á piscina.
Marcadores ARGOS e SPOT lado a lado para comparação. As suas resinas são bastante diferentes assim como a colocação da antena
A forma de flutuação pretendida dos marcadores ARGOS; isto é na piscina da casa.
Marcadores SPOT da FEUP identificados para o lançamento nas próximas semanas
Lara, Renato e Ana a trabalhar na montagens dos marcadores ARGOS. Frédéric ao fundo a trabalhar no novo código da mensagem de visualização
O peixe-lua falso (de isopor) feito pelo Nuno que será lançado pela equipa UAV com um marcador Spot preso por um cabo para identificação visual a partir do ar em Vila Real de Santo António.
A por fita-cola no “peixe” para se parecer mais com o modelo real; da esquerda Filipe, Nuno e João Pereira
Filipe com o peixe-lua simulado
Entretanto uma discussão animada entre Artur e Joel sobre a pilotagem de UAVs; Jorge de costas para a câmara a trabalhar depois de um mergulho.
João a trabalhar no pátio da frente.
O Peixe-lua simulado com um marcador a ser testado na piscina
Jorge Fontes a ver o AUV Seacon.
Frédéric a fazer um intervalo da programação
Fim da diversão do dia, mesmo antes do jantar.

Domingo não foi propriamente um dia de descanso. Apenas foi mais calmo com o meticuloso processo de fazer marcadores a consumir bastante tempo dos homens (e mulheres) da equipa. Com a manhã a efetivamente trabalhar nisso, João e Kanna definiram a estratégia com João Pereira e Nuno Queiroz relativamente ao número de molas na rede de pesca (eles começam a diminuir por esta altura, portante precisamos de nos lançar à água) e a fazer planos de contingência para os barcos, incluindo fazer chamadas para donos de barcos de pesca locais que possam ser adequados para o lançamento de AUV’s e se possível que permitam lançar o UAV do convés.

Um pequeno repasto com pizza (encharcada) ao almoço e continuamos com o trabalho. Foi sugerido que sem operações na água na segunda-feira, 12 de Maio, a equipa de AUV ficasse em espera, enquanto a equipa UAV iria testar voos e imagem para detetar um marcador a 100 metros de altitude. Nuno contruiu um falso peixe-lua lua com isopor de forma a parecer real e foi-lhe preso um marcador com um cabo. Na segunda-feira, com a ajuda da Polícia Marítima esperamos lançar este peixe-lua perto de Vila Real de Santo António e lançar o UAV tal como fizemos na sexta-feira. Por sua vez, 4 peixes-lua reais vão ser marcados e libertados pelo nuno e a sua equipa em antecipação a missão AUV a bordo de um navio contratado ou navio da Marinha da terça-feira de manhã.

Claro que após tanto trabalho também seria merecido algum descanso. Assim todos tiraram a tarde para dar uns mergulhos na piscina. Um curto jantar na nosso restaurante habitual seguido de um regresso à quinta por volta da 22h em antecipação das actividades do dia seguinte.