José Pinto
Porque está aqui?
Sou responsável pelo desenvolvimento do suporte de planeamento deliberativo a bordo dos AUVs do LSTS e comunicações satélite costa- AUV. Tenho operado os AUVs durente a experiência sunfish e, juntamente com a Margarida, desenvolvemos o interface do Neptus que utilizamos para as operações e monitorização de campo.
Qual foi a sua reação quando soube deste projeto?
Fiquei entusiasmado. Apesar de saber qual o trabalho necessário para este tipo de experiência, pensei que não podíamos deixar passar esta oportunidade de trabalhar no campo com cientistas e de facto fazer avançar os seus campos de trabalho com as tecnologias desenvolvidas por nós.
O que espera do Sunfish Tracking?
A preparação para a experiência deu bastante trabalho. Se as coisas de facto correrem como esperado, decerto irei sentir-me realizado e será divertido concentrar esforços com uma equipa tão heterogénea de investigadores.
Qual é o maior desafio para si neste projeto?
Geralmente operamos os veículos LAUV perto da estação base de forma a monitorizar e controlar a execução dos veículos. Para este exercício teremos de confiar apenas nas comunicações via satélite, o que significa que quando os veículo submerge fica completamente desligado e autónomo.
O que irá retirar desta experiência?
A prova de que o veículo LAUV e o nosso software pode ser utilizado para operações não só junto à costa mas também para missões científicas em mar aberto.