A aprender mais sobre o peixe

06 June 2014

A aprender mais sobre o peixe

A aprender mais sobre o peixe na aula de ciências, em Vila do Conde

Depois do videoconferência do passado dia 20 de Maio, que permitiu ao alunos em Vila do Conde colocarem várias questões aos investigadores em Tavira, e que nos deu a conhecer que os alunos conseguiram obter um peixe-lua para estudar, foi agendado em novo encontro para o dia 6 de Junho. Desta vez o objetivo seria dissecar o peixe-lua com o apoio das nossas biólogas Lara e Ana.

Apesar dos comentários iniciais sobre o cheiro, a curiosidade manteve os alunos e (algumas professoras) praticamente debruçados sobre o peixe.
O peixe inicialmente batizado com o nome “Zé Carlos“ acabou por se revelar uma fêmea muito jovem. À medida que a dissecação prosseguia várias questões eram colocadas sobre os hábitos do peixe, os seus órgãos e sobre os vários parasitas facilmente identificados a olho nu. Estes últimos causaram grande surpresa na audiência. Alguns alunos chegaram mesmo a pedir para ver melhor e tocar no olho do peixe.

No final houve ainda algum tempo para responder a várias questões sobre os dados recolhidos e sobre o mapa com o trajeto dos peixes mostrados na nossa página.