Limpezas … para um dia de interação

21 Maio 2014

Limpezas … para um dia de interação

A PM Ellen Livingston da ONR Global voou de Londres para acompanhar o projecto e falar com todos os participantes. Aqui ela conversa com a equipa de ciências.
O dia foi preenchido com os detalhes do que fizemos. Ellen ouviu pacientemente e elogiou-nos pelo esforço.
As apresentações seguiram-se com pequenos intervalos entre elas. Lara a falar sobre os peixes-lua e o processo de marcação.
As apresentações seguiram-se com pequenos intervalos entre elas. Zé falou sobre o HUB e o Neptus.
Frédéric a falar sobre o T-REX e deliberação em AUVs e UAVs
Frederik Leira falou sobre AMOS, a NTNU e a sua participação neste projecto.
Mas antes dos visitantes chegarem, todos ajudaram nas limpezas. Não que fosses muito desarrumados, mas queríamos deixar uma boa impressão.
Ellen a interagir com nas nossas alunas de doutoramento
Javier a falar sobre os sucessos da modelação e previsão.
Kanna a falar sobre os objetivos gerais da experiência, inclusive do importante papel da divulgação.
João a pensar no futuro desta experiência e na monitorização e vigilância de áreas marinha protegidas.
Ellen também fez uma apresentação sobre a ONR e o seu papel.
Ellen  em conversa com João e Kanna.
A ver o hardware e software.
Outro visitante do dia foi Lars Lovlie do Instituto de Investigação da Defesa Norueguesa (FFI) que tem interesse nos UAVs.

Quarta-feira começou com várias pessoas a acordar cedo e a limpar, organizar e lavar a sala comum e outra áreas à volta. As esfregonas eram poucas bem como as esponjas da louça e também a mobília foi reorganizada. Tudo a tempo a visita da Dr. Ellen Livingston, gestora de programas da ONR Global que voou de Londres. A ela juntou-se Lars Lovlie da Noruega, do Instituto de Investigação de Defesa Norueguesa (FFI) que veio de Oslo.

Foram feitas apresentações, perguntas foram colocadas e detalhes foram fornecidos durante um longo dia que se estendeu por todo o almoço (na zona de mergulho local que oferece excelente peixe por um bom preço ) e, continuou tarde dentro. Ellen elogiou toda a equipa e comentou que apesar de todos os contratempos não controlados por nós (barco e meteorologia em particular) conseguimos chegar longe. E de facto conseguimos. Ele encorajou todos os participantes a pensarem na ONR Global para financiamento, que apesar de modesto foi bom para estabelecer contactos. Apesar do sumo de laranja fresco e do café expresso, o final do dia chegou com todos felizes e cansados.

O jantar foi numa pequena localidade fora de Tavira, St Luzia. Os jogos de ping-pong começaram já tarde depois de concluirmos que tínhamos feito uma boa apresentação do nosso trabalho.