Mudanças, testes com UAV e marcação de Molas
Segunda-feira, 5 Maio foi um dia bastante ocupado com a marcação de Molas, com a mobilização do equipamento para o Diplodus e exucução de testes com os UAV's
Com quase toda a equipa reunida numa casa de quinta perto da bela cidade de Tavira, a equipa que iria marcar os peixes partiu para a zona de rede de captura de atum às 4h da manhã enquanto o resto ficou para tomar o pequeno almoço e deslocou-se até ao Diplodus ancorado em Olhão ou ficou na casa. Lara Sousa e Ana Couto dirifiram-se até à rede de captura enquanto o João Pereira, Renato Caldas, Frederic Py, Margarida Faria, Zé Pinto, Francisco Lopez, Javier Gilabert and Kanna Rajan foram até à doca. Uma série de questões administrativas para que todos pudessem navegar a bordo do Diplodus, foram resolvidas pelo Renato Caldas e pelo João Pereira com a Polícia Marítima. Os restante levaram o equipamento do armazém do IPMA para o barco. O resto do dia foi agitado para esta equipa com os preparativos do navio (aparelhamento antena, testes de comunicações e AUVs), entrega de uma carrinha, e levantamento de uma arranjada numa oficina local,e gestão de forma obter uma bela com direito a um excelente peixe Português a meio do dia.
[Um acontecimento destaque para este grupo foi a excitação em abri (o que se pensava serem peças de sensores ou electrónica já há bastante tempo retida na alfadega) mas que acabou por ser apenas um assento de sanita de Itália!! ]
Entretanto, a equipa de UAV's constituida por Joao Fortuna, Ricardo Gomes e Joao Sousa ficaram na bela casa da quinta e encontraram um campo aberto onde, com a autorização dos donos, passaram o dia a fazer testes e a diagnosticar problemas de controlo de baixo nível com o X8.
No final do dia, apesar do cansaço, todos, incluíndo a Marina Oliveira ( a partir do Porto via Skype) reuniram-se na zona de habitação comum para discutir questões de segurança (fundamentais para esta experiência) e planos para os próximos dias. A fome finalmente tomou conta da discussão com toda a geste a correr para ir buscar comida (e cerveja) por volta das 21h numa refeição conjunta de final do dia.