Mais resultados dos teste no mar e no ar, com colaboração dos animais da quinta.

07 Maio 2014

Mais resultados dos teste no mar e no ar, com colaboração dos animais da quinta.

Teste com UAV no campo perto ca casa onde ficamos. No entanto, existe competição substancial para recuperar o veículo. Em particupal os animais que se encontram a pastar,mostram muito interessa nas nossa experiências.
Kanna a recuperar o UAV depois da aterragem antes que os espectadores o façam.
O nosso avançado (e bastante fiável) métode de aterragem inprovisado no campo.
Uma vista comum em Tavira nestes últimos dias, Joel a olhar para cima bem como os nossos amigos da quinta, humanos e não só. Como piloto, o seu trabalho é fazer descolagens e aterragens (controlada).Isto é mais difícil do que parece e sofremos algumas aterragens duras e descolagens igualmente emocionantes com os cães anfitriões a mostrar interesse indevido num objecto em rápida ascenção.
Parte da equipa UAV; João Pereira (FEUP/UPorto), Artur Zolich (NTNU, Noruega) and Margarida Faria (FEUP/UPorto) depois de uma descolagem (controlada).
Descanso e almoço na quinta para a equipa UAV.
Frederic e Kanna na sala comum da quinta.
Operação de levantamento de pesos.. João a carregar o Light AUV a bordo do Diplodus.
Ao leme do Diplodus a pessoa mais calma à volta, Mestre Daniel a navegar no não muito fácil estuário de Olhão.
Entretanto, no mar um lançamento pouco cerimonioso do bastante robusto LAUV Xplore a partir do Diplodus. Renato Caldas e a tripulação a fazer as honras.
Renato mostra a uma tripulação do Diplodus curiosa como manobrar o  Xplore à superfície com um telemóvel Android.
A encher os pequenos espaços da sala de controlo do Xplore no Diplodus. João, Renato e Zé Pinto da FEUP.
Diplodus seguido por um pequeno barco de pesca.
E por um grande navio. Não é fácil ser-se um barco de pesquisa!
Nas profundezas do Diplodus, o mestre das máquinas é também o mestre da cozinha. A comida é um ingrediente fundamental na vida em Portugal. Mesmo ao largo no mar.
Todos a almoçar no Diplodus ao fim do dia.
Uma recuperação igualmente emocionate do Xplore. Noão o método recomendado, mas executável pela tripulação do Diplodus.
Zé Pinto aliviado por ter os seu AUV de volta. No convés de popa com a tripulação.
Debrief no fim do dia e planeamento para as operações dos próximos dias.
Debrief no fim do dia e planeamento para as operações dos próximos dias.

Os testes de UAV são cortesia dos nosso anfitriões na quinta que têm sido muito amáveis com o uso da sua propriedade. Apesar de os nossos teste envolverem o seguimento repetido de waypoints para compreender problemas de estabilidade no diversos níveis dos controladores que usamos, tivemos batante interesse da comunidade local e não apenas humana! Teste com pequenas modificações de código (muitas vezes parametros) significas que temos de voar num circuito predeterminado sobre os campos com repetidas descolagens e aterragens. a nossa descolagens são feitas em terra com uma catapulta artesanal (desenho na internet), mas os nossos métodos de aterragem batem tudo, tal como as fotos os mostram.No geral, nesta Quarta, os UAV fizeram uma série de vôos, mas não todos satisfatório; e alguns de nós a ficar um pouco nervosos uma vez que a equipa UAV ainda tem de ver os compartimentos apertados do Diplodus e quais os desafios que terão de enfrentar.

 

Ao largo, a equipa AUV no Diplodus, teve um bom dia. Não só se (re)confirmou a robustez (e simplicidade) da operação AUV com o Xplore a ser atirado do convés de popa do navio, mas o veículo executou múltiplas e contínuas pesquisas com o T-REX, de forma muito semelhante ao que queremos fazer com os peixes-lua marcados na próxima semana, com o início da experiência. Desta vez simulamos o "peixe". O sortudo foi o Renato que num pequeno bote arratou dois marcadores, um SPOT e um ARGOS, presos por um cabo à superfície. O Xplore foi comandado para fazer a pesquisa à volta deste "peixe"; com várias volta a equipa achou que seria uma boa altura para comer... comida. Então o chef preparou frango e fez-se uma refeição.

 

As operações com marcadores foram concluidas para o dia. No entanto, os nosso colegas biólogos estavam ocupados a verificar que tinhamos Mola's de "backup" na costa caso muitos fossem apanhados na rede de pesca de atum. Com 10 mola's num tanque, foi decidido que estes se encontravam bastante cansados e foi tomada a decisão de os libertar para o mar e reabastecer com um novo "backup". Isto é mais cansativo do que pode parecer; Lara e Ana (mal) cambalearam para a casa no fim do dia depois da partida às 4h da manhã. Durante todo o tempo o trabalho foi segurar em Molas.

 

Em resumo, foi um bom dia para os AUV's, a equipa UAV estava um pouco mais para trás e os peixes voltaram ao mar para se recomporem. O longo dia terminou com o regular debrief e uma rápida entrega de Pizza.