Blog

A aprender mais sobre o peixe na aula de ciências, em Vila do Conde
06 June 2014

A aprender mais sobre o peixe

Depois do videoconferência do passado dia 20 de Maio, que permitiu ao alunos em Vila do Conde colocarem várias questões aos investigadores em Tavira, e que nos deu a conhecer que os alunos conseguiram obter um peixe-lua para estudar, fo

Wave Glider a bordo do Diplodus
29 Maio 2014

Recuperação do Wave Glider Hermes

Na manhã de Quinta,29 de Maio, por volta das 5h45 deslocamo-nos para Faro. Uma vez lá apanhamos o comboio para Olhão, onde o Diplodus está ancorado. Depois do almoço embarcamos no Diplodus e partimos para o ponto da última posição do Wave Glider, cerca de 10NM fora da costa.

Despedida com o pôr do sol. A equipa no Cabo de S. Vicente, o extremo sudoeste da Europa e de Portuga
23 Maio 2014

Seguindo os passos do Infante.. e um fim

O tempo de sexta-feira continuou desanimador. Ventos de 20 nós ao largo da costa e ameaças de chuva impediram o voo dos UAVs. Mas também proibiu o uso de pequenas embarcações para o lançamento do AUV. Com o decorrer da manhã tornou-se claro que seria mais um dia em terra.

22 Maio 2014

Um dia calmo (mas duro) na quinta.

Na quinta-feira, dia 22 esperávamos conseguir voltar ao mar. Mas a natureza tinha outros planos para nós, com um dia nublado e uma manhã agradável mas um pouco fria. Lars Løvlie do FFI, Noruega, passou o dia a trabalhar com Zé e Frederik de forma a compreender melhor o T-REX.

A PM Ellen Livingston da ONR Global voou de Londres para acompanhar o projecto e falar com todos os participantes. Aqui ela conversa com a equipa de ciências.
21 Maio 2014

Limpezas … para um dia de interação

Quarta-feira começou com várias pessoas a acordar cedo e a limpar, organizar e lavar a sala comum e outra áreas à volta. As esfregonas eram poucas bem como as esponjas da louça e também a mobília foi reorganizada. Tudo a tempo a visita da Dr.

Interação com os alunos de 8º ano no Porto, através de uma vídeo chamada a partir da quinta. Fortuna, Zé, João Pereira e Lara responderam às questões.
20 Maio 2014

Dia de divulgação

Terça, dia 20, o tempo não melhorou. Com ventos de 10-15 nós na quinta, sair para o mar onde estava pior, estava fora de questão. Assim ficamos presos, mais uma vez. Nem a equipa dos AUVs nem a dos UAVs foi capaz de operar, devido aos ventos fortes e às condições de mar.

Sem nenhum Mola à superfície, a equipa AUV aproxima-se do Wave Glider para fazer um mapeamento com o AUV à sua volta.
19 Maio 2014

A meteorologia apresenta… um dia duro no mar

Segunda foi um dia em que sabíamos que o tempo estava a mudar, e a mudar rapidamente.

Artur no convés do Cobecho Primero com o Wave Glider Hermes a sair do porto de Olhão.
18 Maio 2014

WG no mar … finalmente! Operações AUV e outra visita.

A notícia do dia anterior foi que encontramos duas boas embarcações para continuar; em especial uma com uma grua robusta capaz de levantar e levar o Wave Glider para o mar. O outro um barco mais pequeno apto para o lançamento e recuperação do AUV do mar.

Notícia de que uma embarcação razoável foi encontrada, um pouco cara mas viável para o Wave Glider, animou os animos.  Artur e Kanna também se dedicaram a tentar compreender o processo de lançamento e recuperação do veículo.
17 Maio 2014

Algumas boas notícias e um dia molengão

Desde que as notícias começaram a circular de que procurávamos um bom barco para alugar, finalmente obtivemos duas pistas razoáveis.

Nuno Lourenço o nosso apoio do IPMA (de t-shirt vermelha) com Teresa e Marco, todos do IPMA numa visita ao fim do dia na quinta.
16 Maio 2014

Mais planeamento e a torcer… e uma visita do IPMA

Sexta-feira foi mais um dias de incertezas enquanto várias chamadas foram feitas para uma série de operadores de barcos e amigos de operadores de amigos de operadores. Cada caminho era explorado connosco a explicar as nossas necessidades e disponibilidades.

Pages