Robôs no ar e no mar atrás do peixe-lua
Projecto Internacional liderado por Portugal estuda os maiores peixes-ósseos do mundo
in Expresso
Read more at Expresso
in Portuguese
Projecto Internacional liderado por Portugal estuda os maiores peixes-ósseos do mundo
in Expresso
Read more at Expresso
in Portuguese
"Equipa liderada por cientistas portugueses aliou a biologia à robótica marinha para conhecer melhor os hábitos de um peixe carismático e ver como é que as alterações climáticas o estão a afectar.
O peixe-lua é o maior peixe ósseo do mundo: o seu corpo bastante arredondado pode ter mais de três metros de comprimento, quatro de altura, incluindo as barbatanas, e pesar duas toneladas. Até está no Livro Guinness dos Recordes, porque as fêmeas produzem até 300 milhões de ovos de cada vez. Ora foi atrás de 20 peixes-lua que andou uma equipa liderada por cientistas portugueses: prenderam-lhes marcadores e, durante três semanas, seguiram-nos desde a costa de Olhão em direcção a Espanha."
in Público
Read more at Público Ciência
in Portuguese
Uma equipa internacional liderada por investigadores da Universidade do Porto está a realizar ao largo da costa do Algarve, perto do Olhão, uma experiência científica "inovadora a nível mundial" no campo dos veículos autónomos (robôs).
in DN Ciência
Read more at DN Ciência
in Portuguese
Oceanographers have mapped the seafloor and tracked endagered marina species for decades using autonomousunderwater vehicles, or AUVs. But the ocean is a huge, constantly moving three dimensional ecosystem, and obtaining precise, real-time observations of marine life and oceanic conditions such as temperature, current and salinity is quite challenging and astronomically expensive
See the file (in English)