Educação

Introdução

Um objectivo importante desta experiência é chegar aos alunos do 2º ciclo na região do Porto, de forma a encoraja-los a pensar sobre o legado marítimo de Portugal projectando o futuro com a utilização de sistemas robóticos avançados, biologia marinha e engenharia em benefício da ciência e da sociedade. O nosso objectivo é aumentar os interesse dos alunos nesta fase da sua carreira educacional e demonstrar como campos da Inteligência Artificial, Robótica e Biologia Marinha são interessantes e mostrar o seu impacto com material além da sua área de estudo habitual. O nosso projecto irá ainda fornecer aos alunos uma visão sobre a investigação académica e estimular o interesse respondendo a questões e curiosidades. Com este fim, pessoal associado ao projecto irão visitar a Escola Secundária José Régio, em Vila do Conde, perto do Porto, dar uma palestra educativa e passar parte da manhã lá, antes do experiência.

Durante a experiência, os alunos serão capazes de falar com os investigadores de Portugal, Espanha, Noruega e Estados Unidos ou no nosso navio de pesquisa no mar equipado com uma ligação via satélite de banda larga, bem como com a base de apoio perto da cidade de Tavira, em Algarve, Portugal. Ao fazer isso, queremos garantir que os alunos compreendam que a pesquisa académica promove o trabalho em equipa e colaboração e tais esforços de pesquisa necessitam de experiências de campo no mundo real.

Slides da Apresentação

Apresentação na escola

Vídeo conferência com os alunos

Os alunos de Vila do Conde tiveram a oportunidade de colocar questões aos investigadores em Tavira, sobre a experiência Sunfish Tracking, através da internet. Durante quase uma hora foram respondidas questões sobre veículos, operações, o processo de marcação e sobre o peixe-lua.

Eles também tinham uma surpresa para nós. O pai de um dos alunos pescou um peixe-lua nas suas redes. O seu filho aproveitou a oportunidade e levou o peixe para o estudar nas aulas de ciências com os seus colegas e a professora.