Mais resultados dos teste no mar e no ar, com colaboração dos animais da quinta.
Os testes de UAV são cortesia dos nosso anfitriões na quinta que têm sido muito amáveis com o uso da sua propriedade. Apesar de os nossos teste envolverem o seguimento repetido de waypoints para compreender problemas de estabilidade no diversos níveis dos controladores que usamos, tivemos batante interesse da comunidade local e não apenas humana! Teste com pequenas modificações de código (muitas vezes parametros) significas que temos de voar num circuito predeterminado sobre os campos com repetidas descolagens e aterragens. a nossa descolagens são feitas em terra com uma catapulta artesanal (desenho na internet), mas os nossos métodos de aterragem batem tudo, tal como as fotos os mostram.No geral, nesta Quarta, os UAV fizeram uma série de vôos, mas não todos satisfatório; e alguns de nós a ficar um pouco nervosos uma vez que a equipa UAV ainda tem de ver os compartimentos apertados do Diplodus e quais os desafios que terão de enfrentar.
Ao largo, a equipa AUV no Diplodus, teve um bom dia. Não só se (re)confirmou a robustez (e simplicidade) da operação AUV com o Xplore a ser atirado do convés de popa do navio, mas o veículo executou múltiplas e contínuas pesquisas com o T-REX, de forma muito semelhante ao que queremos fazer com os peixes-lua marcados na próxima semana, com o início da experiência. Desta vez simulamos o "peixe". O sortudo foi o Renato que num pequeno bote arratou dois marcadores, um SPOT e um ARGOS, presos por um cabo à superfície. O Xplore foi comandado para fazer a pesquisa à volta deste "peixe"; com várias volta a equipa achou que seria uma boa altura para comer... comida. Então o chef preparou frango e fez-se uma refeição.
As operações com marcadores foram concluidas para o dia. No entanto, os nosso colegas biólogos estavam ocupados a verificar que tinhamos Mola's de "backup" na costa caso muitos fossem apanhados na rede de pesca de atum. Com 10 mola's num tanque, foi decidido que estes se encontravam bastante cansados e foi tomada a decisão de os libertar para o mar e reabastecer com um novo "backup". Isto é mais cansativo do que pode parecer; Lara e Ana (mal) cambalearam para a casa no fim do dia depois da partida às 4h da manhã. Durante todo o tempo o trabalho foi segurar em Molas.
Em resumo, foi um bom dia para os AUV's, a equipa UAV estava um pouco mais para trás e os peixes voltaram ao mar para se recomporem. O longo dia terminou com o regular debrief e uma rápida entrega de Pizza.